Resenha: Olhai os Lírios do Campo


Título: Olhai os Lírios do Campo.
Autor: Érico Verissimo.
Páginas: 288 páginas.
Editora: Companhia das Letras.

“Com a publicação de Olhai os Lírios do Campo operou-se uma mudança considerável em minha vida. O romance obteve tão grande sucesso de livraria que se esgotaram dele várias edições em poucos meses, deixando editores e escritor igualmente satisfeitos e perplexos. Tamanha foi a influência desse livro no espírito de certos leitores, que ele teve a força de arrastar consigo os romances que o autor publicara até em tiragens modestas que levavam quase dois anos para se esgotarem.
Posso afirmar que só depois de Olhai os Lírios do Campo é que pude fazer profissão da literatura.”
Érico Verissimo

Sinopse: Olhai os Lírios do Campo narra a história de Eugênio, um menino muito pobre, de família humilde. Eugênio, buscando livrar-se da pobreza e das lembranças de sua triste infância, casa-se por interesse, abandonando sua amiga e paixão, Olívia.

O casamento trouxe-lhe a fortuna e o prestígio profissional, entretanto ele ainda se sente infeliz, pequeno e inferior aos outros. Transformando-se num homem frio, sua vida envolve-se em mentiras e em falsidade, adultérios, desavenças e conflitos familiares. Quando um acontecimento inesperado atravessa sua vida, ele se vê obrigado a recomeçar e só assim entender o verdadeiro sentido da vida.


Minha opinião:


O que dizer sobre Olhai os Lírios do Campo? Simplesmente não tenho palavras. O livro mexeu muito comigo. Recebia há muito indicações sobre o livro, vindas de todos os lados (casa, escola, etc.) e resolvi adquiri-lo. É um dos meus livros favoritos. Estava tão ligada ao livro e seus personagens que sentia felicidade e tristeza como eles, as páginas praticamente viravam sozinhas e eu vivia a narrativa.

Foi o melhor livro que li em 2012 e, talvez, na minha vida. Confesso que não esperava tanto a princípio, mas se mostrou um livro belíssimo e muito bem escrito. Não preciso dizer que Érico Veríssimo é meu escritor favorito e que, de suas obras, meu livro favorito é Olhai os Lírios do Campo. Eu não acreditava quando me diziam: “Este livro é maravilhoso! É o meu favorito.”, quando comentei na escola que havia adquirido o livro minha professora ouviu e no mesmo instante começou a falar sobre o livro: “Leia, leia, leia!”, foi o que ela me disse. Assustei-me um pouco com comentários tão pomposos e comecei a me perguntar se o livro era realmente tudo isso. Descobri que não. Ele é melhor.

“Eugênio olhou bem dentro dos olhos dela. Olívia bateu com o indicador na testa.
- O arquivo está aqui dentro.
- Entrada proibida?
- Às pessoas estranhas ao serviço, sim.
- Compreendo. Sou um estranho.
- Quem foi que te isso?”

p.71 (Olhai os Lírios do Campo)


Ao chegar ao fim da primeira parte, que é narrada em tempo psicológico (como um flashback), eu simplesmente fiquei sem ação. Aconteceu a única coisa que eu não esperava. Não leio o final do livro e ainda bem que não o fiz, pois foi realmente surpreendente e de certa forma engrandecedor. Também não li sinopses, então cada pequeno detalhe tornava-se uma surpresa gigante. Ao fim da primeira parte, para mim, foi como se o tempo tivesse parado, eu senti uma dor e ao mesmo tempo uma revolta. A segunda parte da história é narrada em tempo cronológico (real sequencia dos fatos), só então entendi porquê Érico Veríssimo fez o que fez com uma personagem tão importante.

Foi uma revelação fascinante feita na primeira parte, o meu lado emotivo ligou-se completamente as situações e o meu lado racional me fazia ver a realidade dos personagens sobre diversas perspectivas. Os personagens foram brilhantemente construídos, fazendo com que você se ligue a eles logo no comecinho do livro.

“- Isso é o que tu mesmo deves descobrir. Eu poderia dar-te uma explicação pedante. Mas prefiro oferecer-te uma resposta humana.”
p.81 (Olhai os Lírios do Campo)

É um livro de extrema excelência e que sabe passar sua mensagem naturalmente. Eu indico para todos, mas alerto que é necessário certa maturidade para compreender o real sentido do livro.

Sugestão: Leia primeiramente a coleção de Clarissa, para conhecer o estilo literário do escritor.



5 comentários:

  1. Também li este livro.É simplesmente maravilhoso! Parabéns pela sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,darling
      Que bom que gostou da sugestão e se você gostar de Clarissa leia a continuação: Música ao Longe e Um Lugar ao Sol, respectivamente. Provavelmente farei resenha desta série.
      Quanto ao Olhai os Lírios do Campo, concordo plenamente com você, o livro é maravilhoso. As pessoas que não o conhecem nem imaginam a sua riqueza!

      Um beijinho para você, flor.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom, Katia! Este livro é realmente fantástico, um dos melhores que já li. Tenho certeza de que vai gostar de outras obras dele.
      Beijo

      Excluir



Visualizações

Arquivo

Categorias