Resenha: Série Fazendo meu Filme (sem spoilers)

Título: Fazendo meu Filme 1 – A Estreia de Fani
Fazendo meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha
Fazendo meu Filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani
Fazendo meu Filme 4 – Fani em Busca do Final Feliz
Autor: Paula Pimenta
Páginas: 327 páginas; 325 páginas; 418 páginas; 606 páginas
Editora: Gutenberg
Esta resenha NÃO CONTÉM SPOILER!


Minha opinião:

A série que entrou na minha vida de modo repentino para nunca mais ir embora. Sou completamente grata pela existência de Fazendo meu Filme, pois eu finalmente consegui encontrar a série brasileira que me conquistou e cativou e abriu-me as portas para tantas outras séries nacionais.

“E foi naquele momento que eu caí na real e entendi o que eu tinha feito com a minha vida...”
(Fazendo meu Filme 1)

Os livros narram a estória de Estefânia, ou melhor, Fani, como ela prefere ser chamada. No primeiro livro, somos apresentados a ela, que é uma adolescente normal, que vai à escola, ao clube e ao cinema, e é completamente apaixonada por filmes. A vida de Fani muda bruscamente quando ela tem a oportunidade de fazer um intercâmbio cultural, mas ela não sabe se deve “mergulhar” nesta aventura ou se permanece em sua confortável rotina ao lado dos amigos e da família, e sua situação só piora quando ela se vê apaixonada.

“Parece que eu estou em um sonho. Não. Parece que eu estou em um filme. Um filme sem legendas.”
(Fazendo meu Filme 2)

A escrita é completamente viciante. Paula Pimenta é tão singular que temos a impressão de que seus personagens realmente existem, estamos prontos para encontra-los na rua, no shopping, em qualquer lugar, pois eles são tão reais e tão bem construídos sobre seus defeitos e qualidades, com suas perspectivas e medos, que se tornam familiares. Toda a série vai tomar como base as decisões e os acontecimentos do primeiro livro. Vários fatos citados durante a leitura dos últimos livros da série tem relação a algum fato do primeiro livro, o que só mostra a grandiosidade da autora, que se apegou aos detalhes para compor cada trecho de sua obra.

“Aqui não tem script. As cenas não são filmadas. E, se errarmos uma fala, não tem como dizer ‘Corta!’ e gravar de novo.”
(Fazendo meu Filme 3)

A série se desenvolveu maravilhosamente. O segundo volume é o meu favorito, mas a autora é surpreendente no terceiro, e o quarto é melhor ainda, apesar das 606 páginas, temos a impressão de que lemos apenas 100. Aliás, este é um excelente ponto a ressaltar, o leitor sempre vai querer mais da escrita de Paula Pimenta e, apesar de a finalização da série ter sido esplendida, eu queria mais de Fazendo meu Filme, porque eu precisava daquela escrita familiar e dos personagens tão amáveis.

“Fazer as malas é sempre o pior momento. Dá vontade de pegar todas as pessoas que eu amo e guarda-las ali dentro para leva-las comigo.”
(Fazendo meu Filme 4)

Os personagens foram um detalhe à parte. Gostei muito da Fani; como protagonista, ela mostrou personalidade e amadurecimento durante a série, além de ter um grande caráter. As amigas de Fani foram bem construídas, leais e verdadeiras, elas sempre estão prontas a ajudar Fani, e repreendê-la se for preciso. A família da Fani é hilariante, os irmãos, a mãe, o pai, os sobrinhos, todos tão maravilhosos. E o Leo, que me irritou no começo, por algumas atitudes, mas que me ganhou e me emocionou depois.

Uma série que tem todos os elementos, amizade, romance, magia, adolescentes, cinema, e um gosto de “quero mais”. Uma das melhores séries que há.

Beijos,
Amanda

2 comentários:

  1. Não tenho como expressar tamanha curiosidade pelos livros dela!
    Mas são muito caroooooooooooooooooos! kkkkkk
    Adoorei o post, estava precisando de um deste.
    Os autores nacionais estão com tudo né?
    Parabéns pelo blog, sucesso pra você <3
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela
      Que bom que gostou da resenha! =D Realmente são bem caros, mas vale a pena o esforço. Concordo com você, os autores nacionais realmente estão excelentes!
      Beijão

      Excluir



Visualizações

Arquivo

Categorias