Resenha: 20 Mil Léguas Submarinas

Título: 20 Mil Léguas Submarinas
Autor: Júlio Verne
Páginas: 455 páginas
Editora: Zahar
Verdadeiro clássico da ficção científica, o livro narra as aventuras do Capitão Nemo, um enigmático e brilhante homem que construiu um submarino e com ele dedicava-se a percorrer os mares, estudando e desbravando o fundo dos oceanos.

O romancista francês Júlio Verne conseguiu "profetizar" muitos avanços científicos - o submarino, a televisão, viagens espaciais. Recebeu, com justiça, o título de criador da ficção científica. Embora a obra de Verne se dirigisse basicamente a um público juvenil e popular, a crítica moderna realça a enigmática beleza de muitos de seus romances. Curiosamente, Verne nunca saiu da França, embora seus relatos narrassem, com incrível exatidão, as mais distantes regiões do planeta. Ele uniu ao vigor narrativo sua convicção no progresso da humanidade.


                                      Minha opinião:                                     

A obra-prima de Júlio Verne e também o marco da Ficção Científica finalmente ganha uma edição que condiz com excelência desta obra. Estou encantada com este livro e ainda mais com a bela edição que a Zahar nos proporcionou.

Surgem boatos de que há uma gigantesca e perigosa criatura marinha que está atacando os navios e barcos pesqueiros por todo o mundo. O que parecia ser apenas “história de pescador” começa a ganhar credibilidade e tomar proporções assustadoras na sociedade, levando o governo a formar uma das melhores tripulações do mundo, para caçarem e matarem esta criatura, e é na fragata Abraham Lincoln que partem, além da excelente tripulação, um dos melhores arpoadores do mundo, Ned Land, o professor e especialista em criaturas marinhas, Professor Arounnax, e seu fiel criado, Conselho. Quando estão a ponto de perder todas as expectativas eles encontram o monstro e o atacam, porém Professor, Ned Land e Conselho acabam caindo a mar e são resgatados pelo submarino Naútilus e seu comandante, Capitão Nemo.

“Com efeito, recentemente diversos navios haviam se deparado com ‘uma coisa enorme’ no mar, um objeto comprido, fusiforme, fosforescente em determinadas circunstâncias, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia.”
Página 23 (20 Mil Léguas Submarinas)

Verne escreveu um livro capaz de transportar o leitor para outro mundo, ele é extremamente detalhista e suas descrições são tão reais que temos a sensação de ver o cenário se construir em frente aos nossos olhos. Os personagens são sua maior exclusividade. Há retratos da sociedade de diferentes maneiras. O Capitão Nemo que passa rapidamente da compaixão à tirania e que é um dos mais complexos e enigmáticos personagens da Literatura. O Professor Arounnax traz as informações científicas necessárias ao entendimento do leitor em sua narração em primeira pessoa. Já Conselho é irreverente e é usado pelo autor para “descontrair”, pois é dele que vêm diálogos espirituosos e facetas engraçadas, que dão um aspecto ímpar ao livro.

Quem conhece a grandiosidade de Júlio Verne muitas vezes se pergunta como ele foi capaz de trazer tantos personagens diferentes em suas obras: Phíleas Fogg, Axel, Professor Lidenbrock, Ned Land, Aouda, Passepartout, entre tantos outros. Há de fato algo inesquecível nas obras de Verne, seus personagens influenciam muito nisso.

Há, entretanto, momentos em que as descrições e informações científicas deixam o livro um pouco devagar, principalmente para aqueles que não estão acostumados com o gênero ou com nomes científicos, podendo pegar alguns leitores de Verne desprevenidos, mas isso não prejudica o andamento da estória.

Uma experiência fascinante em todos os aspectos. Sinto que se alguém pode realmente escrever e levar qualquer um para qualquer lugar, este é Verne.

Beijos,
Amanda

Todos os direitos reservados a Amanda Aureliano.

4 comentários:

  1. Parece ser mto bom! adorei sua resenha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena. Fico feliz que tenha gostado. Realmente é um livro muito bom e Júlio Verne escreve como ninguém.

      Beijos

      Excluir
    2. Tenho o Livro volta a lua dele, vc já leu esse? =P

      Excluir
    3. Ainda não, mas está aqui e em breve lerei!

      Excluir



Visualizações

Arquivo

Categorias